segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Umbanda

Cada vez que escuto pai Fernando falar aprendo coisas, já são mais de 20 que estou na Umbanda com ele e minha educação foi espirita mesmo assim ainda hoje escuto coisas que me reeducam.
Hoje ele contou que incorporado  com o S.Tranca Ruas, seu pai pequeno Geraldo, perguntou por que eles falavam palavrões. A resposta foi fantástica! Ele pararia de falar palavrões quando não existisse mais ódio entre os homens.
Falou tbm que o terreiro dele é para incorporar e se algum terreiro te impedir de fazer isto o conselho é para que a vc troque de terreiro.
Explicou porque é absurdo usar fandango em entregas e confesou que o Cigano Woisler ganha baralho dos consulentes e quando pedem para que ele jogue as cartas, a entidade arremesa para o meio do terreiro.
Cada pergunta que lhe foi feita mostram a Umbanda que pratico. Bem, como ele mesmo disse, não é melhor e não é pior que outra mas é mas a nossa. Esta frase foi importante ouvir.
Tenho tido experiências chatas neste intercâmbio entre terreiros, não sei se não dou azar ou  se sou prepotente ou se não sou nada disto e simplesmente este troca troca não deve existir. Falam tanto de diversidade, que ela deve ser respeitada mas em alguns momentos fica comprovado que aceitar a diversidade tbm é não vive-la, respeitando com distância. Desculpe-me a total exposição de meu pensamento mas este blog nem é lido muito e quero desabafar.


Dirigente de trabalho devem ficar em suas casas pois eles estão expostos a julgamentos e críticas e isto só cabe em seu terreiro pois a crítica em outro lugar é ofensiva e mal interpretada.
É isto, cada vez mais acredito que cada galo deve cantar apenas em seu galinheiro.

17 comentários:

  1. Ainda bem que faço parte do seu galinheiro..

    ResponderExcluir
  2. É isso...nem esquenta.
    Acham a Umbanda do TPM diferente?
    Ótimo...Os diferentes abrem caminhos,
    criam opções, sobrevivem da própria independência.

    ResponderExcluir
  3. Lu querida... não sei falar bonito!! hehe.... Mas, esse galinheiro é único, maravilhoso e próspero!! Estamos juntas nessa, conte conosco!! Beeeeeeeeeeeeijos...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!
    Não é o melhor nem o pior, mas é o nosso!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei...tb sempre aprendo...conte comigo tb!! beijão Fabi

    ResponderExcluir
  6. Não tenho curiosidade de outras casas ,o Pai Maneco me supre pois é minha casa e amo muito esse lugar ,Por isso digo não esta sastifeito a porta da rua sempre esta aberta aquem quer entrar ou sair.Nossa umbanda ,e pés no chão nossa doutrina é clara e sem pré conceitos somos o que somos e sempre procurando melhorar ,pois nunca se sabe tudo ,mas o mais importante é que temos o Pai Fernando e vc e essa familia maravilhosa que é o Pai Maneco...

    ResponderExcluir
  7. dito efeito...muito bem dito Lucilia, por isso que aí em "casa" é tudo muito bem feito !! !! .')_" abraços.

    ResponderExcluir
  8. Como eu queria ser mais madura, mais eficiente, menos impulsiva, menos prepotente, enfim, como eu queria apenas encher nossa Umbanda de orgulho..
    Mainha..
    Você é tudo de bom. Sabe porque? Por que vc é vc. Diz o que pensa, faz o que acha certo, e se desculpa quando erra.
    Quando crescer quero ser igual a vc!!
    Me desculpe por muitas vezes estar envolvida nesse troca, troca.
    Espero ter aprendido bastante esse ano...
    Beijão e parabéns pela coroa linda que carrega!!

    Te amo!!

    Alice

    ResponderExcluir
  9. Querida Mãe Alice.
    Não sei se sou tudo isto mas acredito que me desculpo quando erro.
    Saravá Polaca!

    ResponderExcluir
  10. Haaa Mão Lucilia...sei bem oq é isso rsrs...ha cerca de um ano atrás, as pessoas me falaram tanto, mas tanto que me colocaram em duvida se eu estava no lugar certo, resolvi ter certeza...passei um ano visitando mts lugares, vi de um tudo, coisas que me emocionaram, coisas que me irritaram, e outras que me revoltaram profundamente, entre coisas boas e ruins, nada era suficiente, sempre estava td fora do lugar, e por mais nobre que fosse, não me servia...pois bem para o despeito daqueles que um dia me colocaram em duvida com comentarios maliciosos e eu ingenuamente não descretidei imediatamente, hoje só tenho a agradecer, pq me deram uma certeza que antes eu não tinha, hoje tenho certeza absoluta daquilo que me serve, que me é correto...de onde é meu lugar...aprendi a respeitar sim, mas a respeitar assim como vc disse, a distancia, oq os olhos não veem o coração não sente rsrsrs...Só devo realmente desculpas para as pessoas que eventualmente eu tenha magoado, durante esse processo...
    Bjusss
    Isamara

    ResponderExcluir
  11. Apoiado, a sua opinião e a do Pai Fernando são a nossa opinião sempre, como bons soldados que respeitam seu general, quando ouvimos uma ordem nao nos cabe questionar mas sim perguntar como e quando esta ordem deve ser executada.

    Lailson

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente Lú, aprendi a cuidar e a ficar no meu galinheiro justamente com o Pai Fernando!!!Levo mesmo isto a risca pois dizia a minha avó"Macaco que muito pula quer chumbo!!!heheheh Muito AXÉ!!
    JIMMY

    ResponderExcluir
  13. Isa, tudo se ajeita, o mundo da voltas, vc sabe.
    Irmão Jimmy, eu mesma não aprendi, o galo em outro galinheiro era eu. rsrsrsr
    Só levei porrada!rs
    Lailson, obrigada pela confiança!

    ResponderExcluir
  14. Mainha, tamo junto!
    Pensei muito em ti ontem, e recebi uma visita especial na gira, a Silvia, eu nem a conhecia.. Fomos apresentadas e logo seu nominho virou a pauta!
    Pena alguns não entenderem o valor desse galo..
    No meu galinheiro, esse galo pode vir cantar sempre que quiser que todas as galinhas vão se apaixonar e prestar sua lealdade e obediência!

    Obrigado por ser Minha Mãe de Santo.
    Nunca mude! Please!

    Alice

    ResponderExcluir
  15. Lucilia, saiba que nossa casa Terreiro do Pai Maneco e a maior casa de Umbanda do Pais porque nos somos uma familia e no meu ponto de vista e isto que nos diferencia das demais casas de umbanda. A doutrina colocada pelo Pai Fernando com Orientação dos Dirigentes espirituais da nossa casa me levou a ver e olhar por este ponto de vista. E como muitos colegas colocam eu faço parte desta casa e sempre vou seguir a doutrina dela.

    ResponderExcluir
  16. Lucilia, posso te dizer que fui vítima em um outro terreiro que fui conhecer através de uma amiga, e lá eles copiam o TPM em tudo, e ainda falam mal, achei péssimo e nunca mais voltei, pois acredito que temos que levar em consideração a religião em si e não o local. Adoro o TPM não troco por nenhum, vocês estão de parabéns pela organização e pelo lindo trabalho que fazem... Em todas as giras que vou me arrepio em cada uma delas. Parabéns...
    Syl

    ResponderExcluir